terça-feira, 11 de agosto de 2009

UM CASO DE CARÊNCIA DE MANGANÉSIO,1952 - XXX

Esta acção do cálcio nas disponibilidades imediatas dos elementos mínimos é de grande valor na prática agrícola. Grande número de casos de carência verificados em todo o globo têm a sua explicação no uso e abuso indescriminado das calagens. Quando se tratar da influência do pH na solubilização dos elementos,dir-se-á mais alguma coisa sobre o assunto.
Como cada um dos três catiões Ca,K e Mg interfere num grau diferente na absorção dos elementos mínimos,do jogo da sua acção pode resultar também um desiquilíbrio nalguns destes últimos. Assim,um baixo nível de potássio em relação ao cálcio e ao magnésio,triouxe,como conseqência,nas folhas das plantas atrás citadas,uma quantidade de manganésio muito maior do que a do cobre..
São também importantes as acções antagónicas do azoto sobre o fósforo e deste sobre o zinco.
A análise folhear pode induzir a existência de falsos antagonismos. Um deles é o que se verifica entre o azoto e o potássio. Quando o azoto se encontra em quantidade deficiente,há tendência para se dar uma acumulação de potássio;neste caso ,o que realmente existe é uma consequência dum crescimento reduzido.

Sem comentários: