*"Entre os quadros da escola portuguesa,poderão citar-se quatro preciosas tábuas de Jorge Afonso,do último período do artista(séc.XVI),e aquelas ,segundo J. de F.,em que êle mais se aproxima de Quentin Metsys;um retrato da filha de Carlos V,mulher do infante D.João de Portugal,da escola de Sanches Coelho;a Visão de S.Paulo de Domingos de Sequeira;os de Ferreira Chaves(retratos),Anunciação,Visconde de Meneses,a série admirável de mais de 30 quadros de Silva Pôrto,sobretudo da melhor época do grande paisagista(Vizela,Margens do Douro,No Minho,Conduzindo o Rebanho,estudo,O moinho do Gregório,Na Pastagem,A caminho do estábulo,Estrada do Cacém,Cabeça de camponesa,Os campinos,desenho,Céu nublado,no Adriático,etc.);Columbano(Máscara,um retrato de senhora e uma bela tela Silva Pôrto no atelier); Malhoa(oRegedor),António Ramalho(a Foz do Douro),Alfredo Keil(Nas margens do Tejo e Volta da Romaria),Constantino Fernandes(As abandonadas,considerado como a obra prima do pintor);Salgado(estudo),Marques d'Oliveira,João Vaz (Tôrre das Cabaças),Carlos Reis(Manhã no Lima);Ezequiel Pereira(A ponte das barcas,em Viseu),Cândido da Cunha,António Saúde,Sousa Lopes,Bonvalot,Sousa Pinto,Francisco Franco e Martinho da Fonseca(As escravas e a Natália)etc.,além de aguarelas de Columbano,Roque Gameiro,Alves de Sá e Alberto Sousa. Dos escultores estão representados:Soares dos Reis(O artista na infância,gesso),Machado de Castro(Paixão),Teixeira Lopes(Bébé,mármore,e Caim,bronze),João da Silva(Campino),Costa Mota,tio,etc. ..."
RAÚL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927
*Por Almeida Moreira
domingo, 12 de outubro de 2008
sábado, 11 de outubro de 2008
RIBEIRA DE SANTARÉM,SANTARÉM -PORTUGAL





"Compõe-se Santarém de três agrupamentos urbanos,dois ribeirinhos,Ribeira e Alfange,e o terceiro,Marvila,mais numeroso e constituindo propriamente a cidade ,sit. no planalto do esporão abrupto que avança sobre o Tejo. A Ribeira é o bairro marginal,onde fica a estação ferroviária,aglomerado de casas baixas em ruazinhas estreitas que o rio invade quando se avoluma a sua caudal de inverno. A corrente que vem das planuras do Ribatejo em preguiçosos meandros ,cai neste ponto perpendicularmente à margem,inflectindo-se bruscamente para seguir na direcção Sul. Foi neste momentâneo repouso das águas,junto da riba acolhedora,que descançou o corpo de S.ta Irene,vindo do Nabão em fúnebre romagem depois do seu martírio,encerrado milagrosamente num sarcófago de mármore feito pelos anjos,que as águas piedosamente cobrem. Ora andando a Rainha Santa passeando nas margens do rio,teve desejos de ver o sepulcro da mártir,e seus votos foram exalçados,porque as águas se afastaram e o túmulo surgiu pousado sobre a areia branca do fundo. Como fora impossível abri-lo,pois tôda a ferramenta se quebrava,mandou D.Denis levantar sobre êle um pedestal de alvenaria que ficou surgindo acima da corrente (porque as águas se juntaram quando a côrte retirou),sendo mais tarde guarnecido de cantaria ,como ainda se vê,e colocada no cimo uma imagem da Santa. Êste resto da piedosa lenda desempenha hoje a prosaica função de hidrómetro. A Ribeira,vendo facilidade de expansão pela rampa suave,começou a trepar a encosta,porque a escarpa onde Santarém assentou o seu ninho de águia é ladeada por dois entalhes fundos que partem dos bairros ribeirinhos ,o vale de Atamarma ao N. e o vale de Alfange ao S. ..."
RAUL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927
"...Mas no conjunto de construções religiosas,da transição dos mesmos séculos,
que enriquecem a capital do Gótico,não deverá esquecer-se a igreja de Santa Cruz da Ribeira,esta bem recuperada por um restauro dos Monumentos Nacionais(1964). O templo era do padroado da Colegiada da Alcáçova,em 1280. A sua feição harmónica de três naves de três tramos,sem transepto,e capela-mor coberta de forte abóboda de nervuras de cruzaria de dois fechos,com largas frestas altaneiras de iluminação,mostra a segurança do projecto,bem concebido sob o ponto de vista arquitectónico a despeito das exíguas dimensões do seu espaço. As obras de restauro permitiram descobrir,sob o dinâmico pórtico barroco de 1712 (reutilizado depois no corpo da anexa Casa da Irmandade),o primeiro pórtico gótico gabletado ,de correcto traçado,no género do de Santa Maria do Oliva de Tomar."
VÍTOR SERRÃO
SANTARÉM
Cidades e Vilas de Portugal
Editorial Presença
1990
UM MONTINHO DE TRABALHOS E UMA MONTANHA DE AJUDAS - II
7 - Sobre os métodos de determinação do potássio. Um estudo comparativo. 1960
8 -Contribuição para o conhecimento da marcha da absorção do fósforo no arroz "chinês" (em colaboração). 1960
9 - Carta de Solos da Fazenda Longa-Nhia,Companhia Angolana de Agricultura (em colaboração). 1960
10 - Sobre o método de Volk para a avaliação da capacidade de fixação do potássio nos solos. 1961
11 - Compostos organometálicos na correcção da clorose férrica. 1961
12 - Os correctivos calcários e o potássio nos solos ácidos. 1961
8 -Contribuição para o conhecimento da marcha da absorção do fósforo no arroz "chinês" (em colaboração). 1960
9 - Carta de Solos da Fazenda Longa-Nhia,Companhia Angolana de Agricultura (em colaboração). 1960
10 - Sobre o método de Volk para a avaliação da capacidade de fixação do potássio nos solos. 1961
11 - Compostos organometálicos na correcção da clorose férrica. 1961
12 - Os correctivos calcários e o potássio nos solos ácidos. 1961
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
CASA DOS PATUDOS,ALPIARÇA - PORTUGAL



"O imóvel da autoria do Arqt. Raul Lino de estilo revivalista-nacionalista,fiel às tradições arquitectónicas da sua época,foi utilizado como "assento de lavoura",mas também como tertúlia política ,artística e musical.
O seu proprietário ,José Relvas(1858-1929),foi figura destacada da 1ª República - por ele proclamada,em 5 de Outubro de 1910,da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa,tendo sido também lavrador,fotógrafo,músico,mecenas e filantropo.
O seu pai,Carlos Relvas,foi um conhecido fotógrafo,esteta e cavaleiro tauromáquico,criador do famoso e ainda actual "Selim à Relvas"."
Texto que acompanha as duas primeiras imagens.
" Mas, se o exterior da Casa dos Patudos nos atrai e nos encanta pela sua simplicidade ,a parte interna surpreende-nos pela elegância requintada das sua salas e pelas preciosidades artísticas que as adornam ,numa disposição dum bom gôsto inexcedível. Nessas vastas salas sente-se a impressão de que cada objecto está no seu lugar próprio,sem se aglomerarem,sem se prejudicarem uns aos outros,tão discretamente estão dispostos ,num conjunto único de harmonia e de sobriedade. O mobiliário,as porcelanas,as pinturas e as tapeçarias constituem o núcleo principal das obras de artes tão carinhosa e tão inteligentemente reunidas na Casa dos Patudos.
E, entre estas,destacam-se pela sua qualidade e quantidade,a série de tapetes de Arraiolos - sem dúvida a mais notável no país - constituída por mais de 40 exemplares,que guarnecem as paredes da escadaria principal e as da sala da Renascença,e entre os quais merece referência especial um bordado a sêda e datado de 1761...."
RAÚL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927
VALA DE ALPIARÇA - PORTUGAL



Uma outra corrente em ocasiões de cheia. Os sustos que algumas crianças apanharam em meados dos anos trinta. O esforço dos remadores ao atravessá-la,não fosse o barco ir de escantilhão levado por ela. Isto,repetido e em dose dupla,para lá e para cá. Mas tinha de ser,sob pena de terem de marcar passo um ano na primária. Logo o professor havia de adoecer.
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O VALE DE SANTARÉM - PORTUGAL
...
Cá estamos num dos mais lindos e deliciosos sítios da terra: o Vale de Santarém... pátria dos rouxinóis e das madressilvas,cinta de faias belas e de loureiros viçosos! Disto é que não tem Paris ,nem França,nem terra alguma do occidente ,senão a nossa terra e vale bem por tantas,tantas coisas que nos faltam!
O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza,sítios amenos e deleitosos,em que as plantas,o ar,a situação,tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita. Não há ali nada grandioso nem sublime;mas há uma como simetria de côres,de tons,de disposição em tudo quanto se vê e sente...que não parece senão que a paz,a saúde,o sossêgo do espírito e o repouso do coração devem viver ali,reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más,os pensamentos mesquinhos,os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração....
ALMEIDA GARRETT
Viagens na minha terra
Livraria Popular
1935
Cá estamos num dos mais lindos e deliciosos sítios da terra: o Vale de Santarém... pátria dos rouxinóis e das madressilvas,cinta de faias belas e de loureiros viçosos! Disto é que não tem Paris ,nem França,nem terra alguma do occidente ,senão a nossa terra e vale bem por tantas,tantas coisas que nos faltam!
O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza,sítios amenos e deleitosos,em que as plantas,o ar,a situação,tudo está numa harmonia suavíssima e perfeita. Não há ali nada grandioso nem sublime;mas há uma como simetria de côres,de tons,de disposição em tudo quanto se vê e sente...que não parece senão que a paz,a saúde,o sossêgo do espírito e o repouso do coração devem viver ali,reinar ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más,os pensamentos mesquinhos,os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração....
ALMEIDA GARRETT
Viagens na minha terra
Livraria Popular
1935
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