terça-feira, 30 de setembro de 2008

ALENQUER - PORTUGAL






































Do Flickr Todas as imagens by Portuguese_eyes
"Alenquer compõe-se de três bairros : a vila alta ,erguida na encosta dum monte vestido de verdura em tôrno do seu castelo ... ; a baixa,no sopé da colina ; e o bairro de Triana ,separado de aquela pelo rio de Alenquer,pequeno curso de água de 34 km. que,tendo origem na serra de Montejunto,contorna a vila pelo N. e E.,indo lançar-se ao Tejo em Vila Nova da Rainha.
Camões refere-se várias vezes a Alenquer
... por onde sôa
O tom das frescas águas entre as pedras
Que murmurando lavam...
e chama-lhe "verde e clara".
....
Convento de S.Francisco,o primeiro da sua ordem em Portugal,fund. em 1222,e ainda em vida do santo,pela infanta D. Sancha,no local onde se erguiam os paços reais e ela recebera a visita,tão celebrada nas crónicas,dos santos mártires de Marrocos.
...
O claustro é manuelino.... No canto NO.um relógio de sol,de mármore de Génova,
foi oferecido por Damião de Góis em 1557.
...
Na parte baixa da vila ,a igr. de S.ta Maria da Várzea,fund. por D. Sancha em 1245,...,reed....à custa de Damião de Góis...,mas em cuja capela-mor,...,se conserva ainda o túmulo de Damião de Góis (mon. nac.),rematado pela sua efigie ,e cujo orgulhoso epitáfio,escrito pelo próprio cronista,comemora as suas longas viagens pelo mundo e o seu convívio com os príncipes e sábios da Europa. A data de 1560 que nêle se lê corresponde ao ano em que foi feita a lápide,e não ao da morte,que se deu em 1574. Damião de Góis presenteou largamente esta igr.,mandando-lhe da Flandres um pontifical de damasco e retábulos de Quintin Matsys e Jerónimo Bosch,além duma imagem de Ecce Homo.... Próximo e a E. da vila alta,a Quinta do Barreiro,onde,em 1501,n. Damião de Góis (lápide de 1883).
RAÚL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927








Sem comentários: