segunda-feira, 20 de abril de 2009

UM CASO DE CARÊNCIA DE MANGANÉSIO,1952 - VII

A partir de 1860, ano em que Sachs e Knop conseguiram,utilizando soluções aquosas de determinados sais,obter plantas tal como nas condições de campo,foi possível iniciar a investigação da nutrição das plantas nos seus múltiplos aspectos( Stiles,1946). Ensaiando as mais diversas plantas e soluções de qualidades diferentes,conseguiu-se,de entre todos os elementos que o quadro de Mendeleiev apresenta,determinar alguns que mostram ser essenciais à vida normal das plantas.
Uma prova de que os resultados a que se chegou são dignos de confiança está no revolucionário e económico processo(Ellis e Swaney,1947),pelo menos em certas circunstâncias,de obter variadíssimas culturas sem que se tenha de empregar o primário e clássico meio do agricultor - a terra.
Em todo o século XIX,no entanto,os únicos elementos que os fisiologistas consideraram indispensáveis resumiam-se àqueles que Sacks e Knop haviam determinado - N,P,S,K,Ca,Mg e Fe.
Foi só no século em que estamos,com o desenvolvimento dos métodos de análise e com o emprego de processos de experimentação adequados que novos elementos foram acrescentados aos anteriores.

Sem comentários: