Parque Nacional da Kissama
Estabelecido como Reserva de Caça em 16/04/1938, elevado à condição de Parque Nacional em 11/04/1957, sendo um dos maiores do país. Localizado no noroeste de Angola, a 75 quilômetros ao sul de Luanda, na zona sul da Província do Bengo, como já foi dito. Ocupa uma área de 9.600 km² e constitui uma das fontes de riqueza da Província, por sua localização geográfica junto ao rio Kwanza e o Oceano Atlântico.
Limites Naturais: Limitado ao norte pelo rio Kwanza desde a cidade de Muxima até o mar. No sul pelo rio Longa desde a estrada Mumbondo-Capolo até o mar. A oeste pela linha da costa entre a foz do rio Kwanza e a foz do rio Longa (parece que cobre 120 km da costa do Oceano Atlântico). E, a leste, é limitado pela estrada que vai de Muxima, Demba Chio, Mumbondo e Capolo até ao rio Longa.
Descrição: A vegetação varia muito das margens do Kwanza para o interior do parque, com manguezais, floresta densa, mosaico floresta-savana, floresta aberta e mata tropical seca com cactos e imbondeiros (árvore na foto abaixo). O parque conta com um estabelecimento para visitantes junto ao rio Kwanza, uma pousada e vários bangalôs. Está prevista a criação de um establecimento de luxo orientado para a pesca desportiva, a praia, cruzeiros no Kwanza, etc.
Foi o único parque nacional em funcionamento durante muito tempo, pois os outros parques tinham sido desativados devido a Guerra Civil Angolana. O parque albergava, antes dos conflitos armados, abundante vida animal como elefantes e palanca-negra-gigante, por exemplo, mas após 25 anos de guerra civil a população animal foi vastamente eleminada... Além da variedade de aves, ultimamente, podem ser encontrados: manatim? ou manati-africano (Trichechus senegalensis), palanca-vermelha, e talapoim (Miopithecus talapoin). Nas praias da região o aparecimento da tartaruga-marinha continua frequente.
Excerto de http://www.girafamania.com.br/africano/park_angola.html
Fauna
A fauna é rica e podemos encontrar em toda extensão da provincia pacaças, porco espinho, javalis, elefantes, macacos, etc. E uma variedade de aves exóticas no litoral e municípios do interior.
O parque Nacional da Kissama é um mais extensos do mundo, com uma área de 990.000hectares. Em 1938 foi estabelecido como Reserva de caça, e elevado a condição de Parque Nacional em 1957.
No interior do parque existem animais como elefantes, gungas, pacaças, nunces, golungos, porcos bravos, macacos, bambis, manatim, o talapoim e as tartarugas marinhas.
Na estação chuvosa grande parte das margens dos rios ficam submersas, e centenas de aves aquáticas como flamingos, garças, pelicanos, patos, gaivotas, águias e corvos manhos encontran-se nas suas margens.
Excerto de http://www.minhotur.gv.ao/portugues/bengo/geografia.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário