domingo, 19 de julho de 2009

UM CASO DE CARÊNCIA DE MANGANÉSIO,1952 - XXVIII

Fora das condições de equilíbrio,os elementos comportam-se,em regra,antagònicamente,e tanto mais quanto mais se encontrarem em estado de deficiência.
O antagonismo iónico é um fenómeno conhecido desde o princípio deste século,sendo actualmente considerado duma maneira idêntica aos fenómenos das trocas de iões, Este conceito explica como a acção antagónica é tão generalizada e como pode ser reversível.
O mais conhecido ,e ao mesmo tempo o mais importante do ponto de vista agrícola, é o antagonismo entre o potássio e o cálcio. Quando a relação molecular K/Ca é maior que a unidade,a absorção do potássio oscila muito pouco com a variação na concentração do cálcio;ao contrário,a absorção deste é
reduzida. Quando a relação é menor que a unidade,a absorção do potássio passa a valores menores;as variações na concentração deste elemento pouco influem na absorção do cálcio.
Os sintomas de deficiência do magnésio podem surgir como resultado dum excesso de potássio ou do cálcio,da mesma forma que o magnésio é responsável por uma aparente falta de potássio.

Sem comentários: