terça-feira, 11 de novembro de 2008

VALADA,CARTAXO - PORTUGAL
















Do Flickr Todas as imagens by Portuguese_eyes
"Valada,do outro lado da Vala de Azambuja e ainda na margem direita do Tejo... Valada fica na estr. que,partindo do pôrto de Reguengo,passa na est. do Morgado,do ramal de Setil e vai,depois de vencer numa ponte a vala de Azambuja,terminar ao N. no Vale de Santarém. Em Valada houve antigamente uns paços reais....
Fialho de Almeida dá-nos uma impressiva descrição do Ribatejo,num passeio a Muge,indo de Valada,ainda o ramal de Setil se achava em construção.
"...De Valada aqui,o percurso é deliciosíssimo,por um macadam largo e bem ensaibrado,que verdadeiras cortinas de choupos orlam,muito unidos,direitos,altos,por forma a entretecerem a folhagem numa verdadeira muralha de luz verde,e até deixarem-na formar abóboda em longas extensões. A espaços,nessas circunvoluções de arvoredo,bruscas abertas dão para as fazendas,e por ali o sol entra em jorradas ,turbilhonante de pólen e gritinhos,os rouxinóis trauteiam,e vêem-se as searas intérminas ,acamadas em paveias de espigas,afestoadas de convalária e de papoulas,gritantes de malmequeres - vinhas,pomares,campos de ervaçum e campos de olival,todo o deboche agrícola das sanguíneas terras de barro que as antigas cheias do Tejo aluviaram duma pletora de seiva inexgotável...."
RAÚL PROENÇA
Guia de Portugal 2º Volume
Biblioteca Nacional de Lisboa
1927





Sem comentários: