sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

VELHARIAS

Então o que é queres vir a ser? Quero vir a ser como o senhor professor. Não caias nessa. Olha que vais andar com a casa às costas uma eternidade,tal como eu.
A coisa mais importante que certo chefe de turma perpétuo fez, para justificar tal honraria,foi passar tempos largos à porta,de maneira a evitar que os professores não vissem o que ia por ali.
Coitado do professor. Sabem como é que eu cheguei aqui? Não sabem,mas vou contar-vos. Mas que isto fique aqui entre nós. Pois para ter notas capazes,por causa da bolsa de estudo,que eu era pobrezinho,passei muitas noites com os pés mergulhados em água fria. Assim,não dormia. É que a dormir,não se aprende,como sabem.
Eu dava-te melhor nota,mas és muito rouco,dizia,contristado,o professor de canto coral. Vê se fazes operação. Para,de algum modo,compensar a nota que acabava por lhe dar,encarregava-o de ir comprar o jornal.
O menino tem jeitinho para a geografia,mas olha que para o desenho és um nabo.
Vou-lhe pôr aqui um problema que eu ainda não consegui resolver. Como era de esperar,o aluno não resolveu. Mas o professor,não se sabe porque estímulo,resolveu-o mesmo ali. Isso pô-lo tão satisfeito que mandou o pobre do aluno em paz,quer dizer,muito satisfeito,também. Serve isto para lembrar o que um certo professor disse,um dia, para muita gente o ouvir,se acaso o estivessem a ouvir lá na televisão. Que um verdadeiro professor é aquele que sai de uma aula também a saber mais.
Um antigo professor estava,em certa altura,lá para trás no tempo,a dirigir um serviço inteiramente novo,que ele mesmo tinha criado. O serviço ficava lá para o cabo do mundo. Um dia,recebe a visita de um amigo,que ele já não via há já uns anos. O amigo viera de carro,um carro acabadinho de sair da fábrica. Estás a viver bem. Sabes,meti-me aí nuns negócios. É o que está a dar,mas se quiseres há,também, lugar para ti. Não tenho jeito para negócios. Cada qual é para o que nasce,pelo que não se devia apoquentar.

Sem comentários: